sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

#Lua

Segue o calendário lunar de 2015:



Como algumas coisas não estão explicadas na imagem, eu trago aqui as explicações.

Quando ocorrem duas luas cheias em um mesmo mês, o evento é conhecido pelo nome de Lua Azul, "Blue Moon" em inglês, cuja designação é difundida nos Estados Unidos, Canadá e Europa. No Brasil, esse termo não é bem difundido. Mas a Lua não fica azul de fato.

- O que é uma pena, já pensou uma lua cheia azul?

Em astronomia, chama-se superlua ou superlua cheia a ocasião na qual a lua cheia se situa a não mais de 10% do seu ponto mais próximo da Terra no percurso da sua órbita (o perigeu). Isto acontece devido à órbita lunar ser elíptica e o seu centro não coincidir com o centro da Terra. Nos referidos casos, por estar mais próxima da Terra, apresenta-se maior e mais brilhante que o normal.

- Por mais que eu me esforce pra enxergar essa super lua cheia, eu não consigo, já tentei muito reparar se estava mais brilhante ou maior, nunca consegui, acho que a localização de onde eu me encontro no momento deve contar muito... Deve ser.

Micro Lua:
Chama-se Micro Lua a ocasião na qual a Lua cheia ocorre no ponto mais distante de sua órbita elíptica, quando ela aparece menor e menos brilhante do que o habitual.

- Essa então… Isso de micro lua, eu não sabia que existia, cada vez que eu leio sobre astronomia, mais atualizações ocorrem, ou vai ver são fontes diferentes que eu encontro toda vez, de toda maneira, vou ficando por aqui.

Kind Regards. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário